HARMONIZAÇÃO DE CERVEJAS COM COMIDAS DE BOTECO

Shutterstock 600750458

Nada como se sentar à mesa diante de uma cerveja e alguns petiscos

A Deli Delícia resolveu juntar duas coisas que o brasileiro ama incondicionalmente: os petiscos e a cerveja. Afinal, nosso clima já ganha contornos de verão, então, nada mais justo que colocar uma geladinha à mesa.

Como mostramos em nosso infográfico Harmonização de Queijos e Cervejas, e aqui no blog, este tipo de bebida pede um acompanhamento digno também (não apenas os vinhos, ok?), principalmente levando em consideração que, atualmente, os rótulos são cada vez mais variados e requintados – puxados pela grande leva de produtos artesanais nas prateleiras. Por exemplo: quanto mais ingredientes pesados no prato, mais encorpada deve ser a cerveja, que é o caso India Pale Ale (IPA).

Agora que já fizemos aquela introdução de praxe e você está quase ficando com água na boca, chegou a hora de montar uma lista honesta de tipos de petiscos comuns em botecos que vão muito bem – obrigado - com os mais variados tipos de cerveja.

Se você optar por cervejas mais suaves, como a nossa tradicional Pilsen, a boa são os alimentos mais leves, como franguinhos e peixes. Mas batatas fritas e pastéis também combinam.

A cerveja de trigo belga, conhecida como Witbier, tem um sabor cítrico marcante por conta das raspas de laranja e limão siciliano. Esta “refrescância” é perfeita para ser harmonizada com frutos do mar, como anéis de lula e ostras.

A India Pale Ale (IPA), bem típica da Inglaterra, é uma cerveja de alta fermentação, portanto, é mais lupulada e amarga. Nossa dica é uma comida mais picante, pois o lúpulo corta o efeito das pimentas, permitindo uma degustação melhor dos sabores. Gostamos bastante de um guacamole apimentado e nachos.

Por outro lado, a Stout tem aromas de café e chocolate, com grande variação de intensidade conforme o subestilo (exemplo: Imperial). Por serem mais escuras e de amargor médio a intenso, vão bem com carnes vermelhas. Se a pedida for mais de boteco, escolha croquetes, quibes ou aquele filezinho!

Já a Weissbier é conhecida por ser uma cerveja alemã de trigo, semelhante à Witbier, com um sabor complexo e aroma conduzido por notas frutadas, com teores de cravo e banana e baixo amargor. Para acompanhá-la, vale a pena polenta e mandioca fritas, bolinho de bacalhau, escondidinho e risotos leves.

Por fim, a Tripel, cujo nome sugere, passa por uma tripla fermentação e longa maturação, o que lhe proporciona um teor forte, coloração ouro avermelhado e corpo denso, além de aroma de frutas e avelã. Logo, ela faz muito sentido acompanhando salame, presunto cru, azeitonas e vegetais crus em palitos, ou espetinhos com vegetais assados. E, para fechar com chave de ouro, ela pede sobremesas com frutas flambadas.

Você que era praticamente um expert em queijos com cerveja, chegou a hora de adaptar sua casa em um boteco gourmet e chamar os amigos para colocar em prática seus conhecimentos de harmonização de cervejas e petiscos. E não se esqueça de ligar para a loja da Deli Delícia mais próxima e começar a preparar esses tira-gostos.