O MOMENTO DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS

170703 delorganicos ig 2tm 1

Os orgânicos têm ganhado cada vez mais espaço à mesa dos brasileiros

Não é novidade que os alimentos orgânicos têm se provado benéficos à saúde. Possuem mais nutrientes e ainda são mais saborosos. Mas você sabia que eles vão além? Optar pelos alimentos orgânicos é mais do que uma escolha saudável: envolve um estilo de vida.

Quem consome alimentos orgânicos, naturalmente incentiva o cultivo e respeito ao meio ambiente. Esse tipo de agricultura não leva resíduos tóxicos e evita contaminações do solo, água e vegetação. Além disso, economiza-se muito mais em energia para cultivá-los. Ponto para eles.

Quer mais?

Ao comprar alimentos orgânicos, você fortalece diretamente um segmento importante da economia: a agricultura familiar. Justamente por ser natural, eles precisam ser plantados em menor escala e com um manejo mais cuidadoso, respeitando as características do solo e as interações entre as espécies. Graças ao aumento das vendas e programas de incentivo, essa produção tem crescido nos últimos anos.

Falando de nutrientes

Só de não levarem agrotóxicos já seria motivo suficiente para preferir os orgânicos, mas há mais por aí. Como dissemos, esses alimentos possuem um valor nutricional maior e são mais saborosos – o gosto não é alterado pelos produtos químicos. E como a maioria das pessoas confia em pesquisas científicas, a Deli Delícia separou uma do Journal of Applied Nutrition como argumento em prol dos alimentos orgânicos. Veja o que eles oferecem:

- 63% a mais de cálcio

- 73% a mais de ferro

- 118% a mais de magnésio

- 178% a mais de molibdênio

- 91% a mais de fósforo

- 125% a mais de potássio

- 60% a mais de zinco

- 29% menos de mercúrio

Mas, do que adianta ter essas vantagens, se quando os colocamos para cozinhar em água e em altas temperaturas, os nutrientes, como as vitaminas C e do complexo B, ferro, cálcio e proteínas são perdidas, diminuindo, assim, o valor nutricional do alimento? Não se preocupe, vamos te ajudar com alguns cuidados.

A melhor solução para manter os nutrientes dos vegetais é consumi-los crus, depois de bem higienizados. Alguns alimentos, como os tubérculos, só são bem digeridos pelo organismo se forem cozidos. Nestes casos, é só dar preferência ao cozimento a vapor.

Veja mais algumas sugestões para manter a qualidade dos orgânicos:

Armazenamento:
preferencialmente, sob refrigeração e em pequenas quantidades. Procure comprar orgânicos sempre frescos, na quantidade que você irá consumir durante a semana, para aproveitar o máximo dos nutrientes.

Com casca, por favor:
com a água, não se brinca. E, mantendo a casca, evitamos que alguns nutrientes se percam.

Reutilização da água:
se for preciso cozinhar, como os nutrientes ficam diluídos na água, uma opção é reutilizá-la no preparo de outro alimento, como arroz e sopas, por exemplo.

Invista nos talos e folhas:
sempre que possível, aproveite os talos e folhas de verduras e legumes. Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais. É muito simples: limpe-os, pique e refogue com temperos naturais.

- As folhas jovens de uma cenoura, por exemplo, podem virar um pesto ou até mesmo um refogado. O sabor lembra o da própria cenoura, mas um pouco mais picante.

- O talo da couve, se cortado bem fino, pode dar um gosto a mais àquela farofa ou ao arroz.

- Os talos de brócolis ficam ótimos em uma sopinha. Aproveite-os também para usar em uma salada de legumes, mas não se esqueça de cozinhar no vapor e fazer cortes pequenos.  

- Os talos e folhas podem ser usados em qualquer receita, nem que seja só para dar aquele toque final. Experimente um dia colocar no recheio da pizza ou de uma torta. Fica uma delícia!

Orgânicos mais práticos e acessíveis

Imagine a dificuldade que era, anos atrás atrás, consumir alimentos orgânicos. O acesso não era tão fácil, e os preços, nada convidativos. Felizmente, os hábitos dos brasileiros foram mudando e o orgânico passou a fazer parte da nossa rotina. Logo, mais produções foram surgindo e este mercado se expandiu consideravelmente. Como todo negócio, o preço dos orgânicos tende a cair com o aumento da demanda por esses alimentos. Para esse ano, por exemplo, é esperado um crescimento de 20% no consumo dos orgânicos.

Hoje em dia, é bem mais fácil encontrar orgânicos. No Rio de Janeiro, você encontra verduras, frutas e legumes orgânicos nas lojas Deli Delícia toda semana. Uma dica de amigo: eles chegam sempre às quintas e sextas-feiras, então, aproveite para comprar orgânicos fresquinhos.

E, para não ter erro, preste sempre atenção para verificar se os alimentos têm o selo de certificação SisOrg, do Ministério da Agricultura.

E aí, vamos colocar mais alimentos orgânicos à mesa?